Contente
Lidar com um valentão pode ser frustrante, estressante e, em casos extremos, opressivo. Independente do bullying ser emocional ou físico, ele não é aceitável e não deve ser tolerado. Tomar atitudes por si mesmo mantendo-se confiante diante de um valentão é essencial para se defender deles. Com um pouco de prática você ganhará a confiança para ignorar ou confrontar a atitude dos valentões com facilidade.
Instruções
Valentões não se limitam à escola e são frequentemente encontrados em ambientes de trabalho e outros locais públicos (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)-
Avalie a situação em que você se encontra e que envolve o valentão e se o bullying ocorre ou não em lugares privados ou públicos.
-
Escreva uma lista dos episódios de bullying sofridos e inclua detalhes e datas de cada evento para manter uma sequência de evidências. Sua lista será útil ao lidar com figuras de autoridade (tais como o chefe ou o diretor da escola), para ajudá-lo a contar seu lado da história.
-
Converse com um amigo próximo, membro da família ou chefe (se o bullying está ocorrendo no local de trabalho) sobre a situação. Compartilhar os problemas que estão ocorrendo devido ao bullying ajudará a solucionar o conflito e encontrar soluções com aqueles em quem você confia.
-
Use um espelho para praticar uma simulação de confronto com o valentão. Isso o ajudará a observar sua própria postura e aspecto ao falar. Mantenha a postura reta e confiante ao confrontar o valentão sem agir agressivamente, para mostrar sua seriedade em relação ao assunto.
-
Estabeleça limites quando um valentão o confrontar ou começar a provocá-lo, dizendo a ele para parar ou deixá-lo em paz.
-
Evite um valentão desagradável ignorando os aborrecimentos, provocações e ofensas verbais. Eles frequentemente gostam de enervar os outros, por isso evitar um valentão mostrará a ele que você não está disposto a lhe dar atenção.
-
Denuncie o valentão à administração da sua escola ou ao departamento de recursos humanos do seu local de trabalho redigindo uma reclamação formal. Isso não favorecerá o valentão e agirá como um aviso para futuras ações que ele cometa.
Dicas
- Evite ser influenciado por comportamentos negativos se tornando, você mesmo, um valentão, mesmo que para se defender. Em vez disso, denuncie-os às figuras de autoridade apropriadas independente de você estar recebendo ofensas físicas ou verbais.
- Entenda que valentões geralmente são inseguros ou têm problemas pessoais e que você não é o verdadeiro alvo. Seja confiante e conheça e ame quem você é, em vez de se sentir pressionado a se encaixar ou mudar. Ter autoestima irá ajudá-lo a se sentir confiante, em vez de angustiado.
O que você precisa
- Espelho