Complicações relacionadas à agressividade após cirurgia de castração em gatas

Autor: Louise Ward
Data De Criação: 5 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 21 Novembro 2024
Anonim
Complicações relacionadas à agressividade após cirurgia de castração em gatas - Artigos
Complicações relacionadas à agressividade após cirurgia de castração em gatas - Artigos

Contente

De acordo com o veterinário Mike Richards, em um artigo escrito para Vetinfo, a agressividade após ovariohisterectomia (vulgarmente conhecida como castração) pode ser um efeito colateral de curto prazo que, muitas vezes, é rapidamente resolvido por conta própria. A agressividade pós-cirúrgica é geralmente atribuída a um efeito colateral da anestesia. Esta também pode ser resultado do fato de que o animal foi retirado de seu ambiente por um curto período de tempo.


As gatas agindo agressivamente após a cirurgia de castração podem estar reagindo a uma mudança de ambiente (cats 2 image by Dusan Radivojevic from Fotolia.com)

Efeitos colaterais da anestesia e dos remédios

De acordo com as instruções pós-cirúrgicas dadas aos donos de gatas pela clínica de castração H.O.P.E., as gatas que são levadas para casa pelo proprietário no mesmo dia da cirurgia tendem a apresentar mais efeitos colaterais do que aquelas que ficaram internadas por um dia. A maioria dos efeitos colaterais pós-cirúrgicos que envolvem agressividade são relacionados à anestesia ou a outros medicamentos utilizados antes, durante e após a cirurgia. Para minimizar o desconforto pós-cirúrgico, mantenha sua gata em uma área tranquila, longe das crianças e outros animais de estimação. A agressão deve diminuir assim que ela estiver se sentindo melhor e o efeito de todos os medicamentos tenha passado. Isto pode tipicamente levar de 24 a 48 horas após a cirurgia.


O comportamento de sua gata deve voltar ao normal quando passar o efeito da medicação (Home cat and a gold fish. image by Kavita from Fotolia.com)

Mudanças hormonais e dor

Leve em consideração que uma cirurgia de castração de uma gata requer não apenas uma entrada para a cavidade abdominal, mas também a remoção dos ovários e útero. Esta é uma cirurgia comum, mas invasiva. Sua gata pode estar agressiva simplesmente por não se sentir bem. A agressividade pode ser ainda mais complicada se ela foi castrada enquanto estava no cio ou logo após dar à luz. As castrações feitas nessas circunstâncias podem abruptamente alterar os níveis hormonais, e sua gata pode levar algumas semanas para se recuperar da cirurgia e voltar ao equilíbrio.


A dor ou o desequilíbrio hormonal causado pela cirurgia pode levar a um comportamento agressivo (cat face image by Viktor Korpan from Fotolia.com)

Mudanças no ambiente doméstico

A maioria dos gatos domésticos não são criaturas acostumadas a alterações no ambiente. Uma vez que ele tenha se adaptado à vida em sua casa, a maioria tende a ficar lá. Eles derivam sua rotina diária do comportamento dos seres humanos e dos outros animais na casa. Quando você os remove, especialmente por razões que podem não ser particularmente agradáveis para o gato, eles podem voltar para casa de mau humor e se comportarem mal até que a vida comum seja restaurada; estes problemas comportamentais devem ser de curto prazo. Se o comportamento agressivo persistir por várias semanas após a cirurgia, discuta o assunto com o veterinário que realizou a cirurgia. O profissional pode recomendar medicamentos ou treinamento para alterar o comportamento.

Consulte seu veterinário se o comportamento agressivo persistir (sparky image by Nancy Hendry from Fotolia.com)

Uma gatroplatia em Y de roux é, de longe, a cirurgia bariátrica mai comum. Apó a realização do procedimento, o paciente perceberão que comem meno e que eu corpo aborvem m...

Motor (Photo.com/Photo.com/Getty Image) Há muita peça móvei em um motor, toda ela com pouca margem de tolerância. Ela e movem a uma velocidade incrível. A bomba de óleo ...

Recomendado Para Você