Contente
Decidir namorar após a viuvez pode ser difícil. Primeiro você deve lidar com a dor inevitável, tristeza, luto e raiva que naturalmente sentirá após a perda de um cônjuge. Esses sentimentos podem nunca acabar completamente, mas irão diminuir com o tempo. Ao tomar a decisão de namorar, espere ter que lidar com sentimentos como culpa além de questões e preocupações como filhos, irmãos, amigos e familiares do cônjuge perdido. Quando decidir namorar, vá devagar e divirta-se. Lembre-se de que o objetivo é voltar a sorrir.
Instruções
Namorar após a viuvez pode ser uma fonte de renovação (dating couple image by Mat Hayward from Fotolia.com)-
Dê tempo a si mesmo. Namorar após a viuvez é mais difícil do que após um divórcio pois se separar do seu cônjuge não foi algo com que você concordou. Tire tempo para ficar de luto por ele e por si mesmo, sua perda e a mudança drástica no futuro que havia planejado. Namorar antes de completar seu período de luto pode ser desconfortável e não dar certo. Pessoas queridas podem tentar lhe apressar a voltar a se relacionar após certo tempo, mas ouça a sua intuição. Você saberá quando estiver pronto.
-
Espere se sentir um pouco desconfortável. Dependendo de por quanto tempo esteve casado, você está fora do mercado há muito tempo. Você está mais velho e sábio, mas menos entendido sobre como homens e mulheres se conectam. Com redes sociais, relações físicas casuais, namoro online e speed dating, pode-se ficar confuso sobre como simplesmente conhecer uma pessoa boa e normal que também quer te conhecer. Seja paciente consigo mesmo e aprenda tentando.
-
Explique sua situação. Certifique-se de que a pessoa que estiver namorando sabe que é viúvo. Diga que precisa ir devagar pois ainda está sarando. Sinta-se a vontade para falar sobre seu cônjuge o quanto precisar, mas tome cuidado para não transformar a pessoa em psiquiatra ou compara-lá com seu cônjuge.
-
Discuta sua escolha com pessoas próximas, especialmente com seus filhos. Dependendo da idade e de quanto tempo se passou desde o falecimento, eles podem não estar prontos para que você volta a namorar. Ouça as preocupações deles e converse carinhosamente. Explique que a decisão é sua e que ninguém poderia substituir seu cônjuge.
-
Espere sentir culpa. Viúvas e viúvos comumente sentem culpa quando namoram pois ainda se sentem casados e apaixonados pelo cônjuge falecido. Isso é perfeitamente normal e irá diminuir com o tempo. Quando esses sentimentos vierem a tona, lembre-se de que seu amado se foi, o amor e a vida que dividiram é uma benção insubstituível e saiba que ele(a) iria querer que fosse feliz. Coloque-se no lugar dele(a), isso pode ajudar. Saiba que você gostaria que ele(a) seguisse em frente e aproveitasse o resto da vida.
-
Espere se surpreender. Apesar de seu cônjuge ter falecido e nenhum relacionamento se comparará ao que tiveram, lembre-se de que o amor pode lhe surpreender a qualquer idade. O raio pode cair duas vezes no mesmo lugar.