Contente
Conforme os elétrons fluem através de um fio metálico, ele dispersam uns dos outros e dos limites do fio. Para corrente contínua, ou CC, esse fenômeno é conhecido como resistência e é uma quantidade macroscópica chave. Em corrente alternada, ou CA, a eletricidade possui uma tensão que oscila para cima e para baixo com o tempo. A impedância elétrica de um componente é uma medida da oposição ao fluxo CA, consistindo de um número de elementos. É possível calcular esse valor utilizando um conjunto de regras simples.
Instruções
É possível calcular a impedância equivalente em um circuito elétrico utilizando alguns regras simples (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)-
Desenhe um diagrama do circuito elétrico. Nomeie cada um dos valores de impedância para cada resistência no circuito.
-
Encontre todos os conjuntos que estão em série. Resistências estão em séries quando a corrente precisa fluir através de uma para chegar até a próxima. É possível calcular a impedância equivalente de um conjunto de resistências em série a partir da seguinte equaçao:
Zc = Z1 + Z2 + Z3, etc.
Onde Zc é a impedância equivalente e Z1, Z2 e Z3 são os valores de impendânca das resistências individuais.
-
Encontre todos os conjuntos de resistências em paralelo. Resistências estão em paralelo quando compartilham dois terminais. É possível calcular a impedância equivalente de um conjunto de resistências em paralelo a partir da seguinte equação:
1/ Zc = 1/Z1 + 1/Z2 + 1/Z3, etc.
Onde Zc é a impedância equivalente e Z1, Z2 e Z3 são os valores de impendânca das resistências individuais.