Contente
A técnica de tricotar em formato de tubos, também chamada de tricô francês, é um método que usa um tear pequeno - com quatro a oito ganchos - e que resulta em um tubo que parece uma corda. Podem-se criar diferentes produtos com esses tubinhos, mas um cachecol é provavelmente o mais simples. E você pode soltar a imaginação e criar modelos com babados, trançados ou o que mais preferir.
Instruções
Você pode usar qualquer tipo de trançado para fazer um cachecol com tubos de tricô (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Escolha duas cores contrastantes, como vermelho e azul, e compre um novelo de lã em cada cor. Corte dois fios com 180 cm de cada novelo.
-
Usando o tear para tricô francês, tricote o restante de cada novelo, fazendo dois longos tubos, um vermelho e um azul.
-
Pegue o fio de lã vermelha que você cortou e coloque na linha para bordados. Puxe-o bem, deixando uma ponta com 60 cm; puxe a outra ponta e coloque-a dentro do tubo tricotado, com a agulha de crochê; você deve criar um arco grande na ponta mais distante do tubo vermelho, e cortar os fios na ponta mais próxima. Deixe a agulha naquela ponta, e amarre os fios, formando um nó.
-
Segure a ponta com o nó e faça um pequeno arco, com 5 cm de comprimento, e puxe para um lado, trazendo o tubo para trás até que ele encoste na outra ponta. Passe a agulha com o arco por dentro do tubo e prenda o arco no lugar. Faça um arco do outro lado, puxe para trás e costure no meio, criando uma figura em formato de 8, presa pelo meio. Repita esse procedimento ao longo de todo o tubo, fazendo arcos e costurando-os no lugar. Quando chegar ao final, corte a linha, remova a agulha e dê um nó, certificando-se de que o tubo está com o tamanho final que você quer para o seu cachecol. Deixe 8 cm de linha pendurada nessa ponta.
-
Repita o processo com o tubo azul e, dessa vez, lembre de passar o fio azul por dentro dos arcos das duas cores - no ponto onde os arcos vermelhos estão costurados - para poder uni-los. Amarre as pontas dos dois fios quando chegar ao final, para garantir que todo o cachecol está bem preso; depois sacuda os arcos, para que eles formem babados frouxos.
Cachecol com arcos
-
No tear para tricô francês, tricote cinco tubos com 230 cm de comprimento, em cores complementares, para trançar. Se quiser, faça 10 tubos e segure-os de dois em dois, enquanto trança, para deixar o cachecol mais largo e mais grosso.
-
Prenda os tubos uns nos outros, a 20 cm da ponta, usando a lã ou um tubo trançado bem justo. Certifique-se de que os tubos estão dispostos na ordem que você planejou para o seu cachecol.
-
Trance os tubos: passe o tubo da extrema esquerda sobre aquele logo à sua direita; depois passe o tubo da extrema direita sobre aquele logo à sua esquerda, por baixo do próximo e saindo por cima do que está no meio. Assim, o tubo da direita passa a ser o segundo da esquerda, e o da esquerda passa a ser o que está no meio. Repita esse procedimento até chegar a 20 cm do final. Amarre os tubos com lã ou um tubo trançado bem justo, em cores que combinam com o que você fez a primeira amarra. Essas amarras seguram o trançado e evitam que ele se desmanche, além de formar uma franja com a área dos tubos não trançada.
Cachecol trançado
O que você precisa
- Novelos de lã em várias cores complementares ou contrastantes
- Tear para tricô francês
- Agulha para bordado
- Agulha de crochê pequena
- Tesoura