Contente
Aulas de educação física proporcionam oportunidades para ensinar a crianças habilidades motoras, regras de segurança e habilidades interpessoais, como respeitar a vez do outro. Crianças com idade entre três a cinco podem ser participantes ansiosos durante a realização das brincadeiras. Escolha jogos com regras simples que as crianças podem facilmente compreender e lembrar. Brincadeiras com ação certamente as mantêm envolvidas.
Estabeleça regras e rotinas claras para deixar as aulas de educação física tranquilas (Comstock/Comstock/Getty Images)
Sinal verde, sinal vermelho
Peça às crianças para se alinharem contra uma parede. Se elas estiverem no pátio, faça uma linha no chão para que fiquem atrás dela. Escolha uma criança para ser o "semáforo". Faça essa criança ficar cerca de oito metros à frente do grupo, de costas para eles. O semáforo chama "Sinal verde!" e as crianças devem correr em direção a ele. Quando ele chama "Sinal vermelho!" todos devem parar. O semáforo se vira rapidamente e identifica todas as crianças que ainda estão em movimento. Essas crianças deverão retornar ao ponto de partida. O jogo continua com o semáforo chamando "Sinal verde!" e "Sinal vermelho!" novamente. A criança que tocar o semáforo primeiro é a vencedora e se torna o semáforo durante o próximo jogo.
Simon diz
Escolha uma criança para ser "Simon" e faça as outras crianças ficarem na frente dele. Simon dá às crianças um comando, começando com a frase "Simon diz". Por exemplo, as crianças podem ser instruídas a bater os pés, bater palmas ou tocar os dedos dos pés. Simon continua dando as ações para as crianças obedecerem. Se ele não começar um comando com "Simon diz", as crianças não devem seguir as instruções e devem permanecer paradas, portanto, se ele observar qualquer criança em movimento, ela deve se sentar. O jogo termina quando restar apenas uma criança em pé. Com crianças de três anos, desempenhe o papel de "Simon" até que elas acostumem-se com o jogo, ou ajude "Simon" a dar as ordens.
Que horas são, Sr. Lobo?
Faça uma fila de crianças contra a parede ou atrás de uma linha. Escolha uma para ficar cerca de oito metros de distância do grupo, de costas. Essa criança é o "Sr. Lobo". As crianças gritam, "Que horas são, Sr. Lobo?" e o Sr. Lobo responde com um horário diferente toda vez. Se, por exemplo, o Sr. Lobo responder "duas horas", as crianças devem dar dois passos em direção a ele. Elas continuam perguntando que horas são e movendo-se conforme o número de horas. Em qualquer momento, o Sr. Lobo pode responder a pergunta com "Hora do almoço!", virando-se e perseguindo as crianças, para tocar alguém antes que ela atinja a linha de partida. Jogue novamente, dando a uma outra criança a oportunidade de ser o Sr. Lobo. As crianças menores podem precisar de ajuda para pensar nas horas.
Polvo
Esta brincadeira requer uma grande área disponível, como um ginásio. Faça as crianças ficarem uma do lado da outra contra uma parede. Escolha uma para ser o "polvo". Ele fica no meio da sala e grita "Polvo!" e o resto das crianças deve correr para a parede oposta, sem ser marcada pelo polvo. As crianças que forem capturadas juntam-se a ele no meio do ambiente e o ajudam, correndo atrás das outras e marcando os colegas durante as rodadas subsequentes. O jogo termina quando todas as crianças forem marcadas.