Contente
Ver a hora usando um relógio digital é fácil, mas nem sempre esses relógios estarão disponíveis. Relógios analógicos são usados em muitas casas, empresas e no pulso. Muitos têm números, o que facilita determinar a hora. Contudo, outros relógios não os têm exibidos, dificultando para crianças conseguirem ver a hora enquanto estão aprendendo justamente esse processo. Com prática e seguindo algumas dicas, qualquer um pode determinar a hora em um relógio sem números.
Instruções
Ver a hora em um relógio sem números é fácil (Comstock/Comstock/Getty Images)-
Aprenda as tabelas de multiplicação. Os números exibidos em um relógio representam a hora do dia, mas também representam os minutos em cada hora. O ponteiro pequeno aponta a hora do dia. Por exemplo, se o ponteiro pequeno estiver apontando para o 4, ou entre o 4 e 5, são 4 horas.
O ponteiro grande diz quantos minutos passaram em uma hora. Você precisará saber como multiplicar por 5 para esse processo. Em um relógio normal, quando esse ponteiro aponta o número 1, você multiplica 1 por 5 para saber quantos minutos já passaram, nesse caso, 5 minutos. Quando ele apontar o número 2, multiplique 2 por 5 e saberá que 10 minutos já se passaram. Continue multiplicando cada marca no relógio por 5 para saber quantos minutos já passaram.
-
Imagine que o relógio tem uma cruz desenhada nele e lembre cada número que as pontas da cruz apontam. Os números principais são 12, 3, 6 e 9.
A parte superior do relógio é onde o 12 está, o que também representa zero ou 60 minutos (5 x 12 = 60). A ponta da direita da cruz aponta para o 3, o que pode indicar que são 3 horas ou 15 minutos (3 x 5 = 15). A parte de baixo aponta o 6, que indica que são 6 horas ou 30 minutos (6 x 5 = 30). Já a ponta da esquerda aponta para o 9, o que indica que são 9 horas ou 45 minutos (9 x 5 = 45).
-
Use a cruz imaginária como guia para dizer quais números estão entre 12, 3, 6 e 9.
Já que a maioria dos relógios são redondos, pense nele como uma torta que precisa ser cortada em 12 fatias iguais. Cada seção da cruz imaginária deve ter dois cortes para criar três fatias iguais.
Os dois cortes entre 12 e 3 apontam para 1 e 2. Os dois cortes entre 3 e 6 apontam para 4 e 5. Os dois entre 6 e 9 apontam para 8 e 9. E os dois entre 9 e 12 apontam para 10 e 11.