Contente
Um dos usos mais comumente aceitos da acupuntura é para o alívio da dor. Muitos estudos têm sido feitos nessa área, incluindo os específicos para estudar o efeito da acupuntura sobre a dor neuropática periférica. Os resultados mostram que a maioria dos pacientes obtém pelo menos um pouco de alívio da dor com essa terapia.
Acupuntura (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
Síndrome
A dor neuropática periférica é a dor sentida ao longo do sistema nervoso periférico. Esse é o sistema de nervos que transmite os sinais do cérebro e da coluna espinhal para o resto do corpo.
Sintomas
Junto com a dor, os pacientes da neuropatia periférica também podem ter sintomas como a dormência, formigamento e sensibilidade aumentada ao toque. A dor pode ser extrema ao ponto de parecer uma queimação e pode ser intermitente ou estar presente o tempo todo.
Causas
A dor neuropática periférica pode ser causada por uma variedade de doenças, tais como as doenças autoimunes, o diabetes e o alcoolismo. Ela também pode ser causada por compressão física dos nervos, que acontece em condições como síndrome do túnel do carpo, síndrome do desfiladeiro torácico e até a gravidez.
Abordagem da acupuntura
As teorias médicas chinesas veem a neuropatia periférica como um desequilíbrio da energia do corpo conforme flui pelos meridianos da acupuntura. Ao estimular diferentes pontos desses meridianos, os bloqueios podem ser removidos. Uma vez que a energia flui livremente, a dor se alivia. Uma visão ocidental quanto a isso é que a acupuntura estimula a liberação de endorfinas, que então aliviam o sintoma da dor.
Diagnóstico
Ao visitar um acupunturista, ele fará várias perguntas para chegar a um diagnóstico de acordo com a teoria médica chinesa. Algumas delas podem parecer não-relacionadas aos seus sintomas, pois eles fazem perguntas sobre todos os sistemas do corpo. Como a sua digestão está funcionando, por exemplo, pode dar dicas ao acupunturista quanto à sua dor no nervo. Quanto mais informações você der, mais preciso o diagnóstico será.
Tratamento
As agulhas da acupuntura são muito finas. Com frequência, você não sentirá dor alguma além do momento em que a agulha é inserida. Após a inserção, o acupunturista pode estimular mais o ponto ao girar a agulha. Alternativamente, a eletroacupuntura pode ser usada. Isso envolve um dispositivo que passa um leve impulso elétrico à agulha. Nenhuma dessas técnicas é dolorosa. O acupunturista normalmente deixará as agulhas por 20 a 30 minutos enquanto você descansa. Algumas pessoas sentem alívio depois de apenas uma sessão, mas é mais frequente que várias sejam necessárias para alívio contínuo da dor. Geralmente, quanto mais tempo você tiver a neuropatia, mais demorará para ela ser resolvida.